Uma auto-avaliação

O final do ano é uma ótima oportunidade para avaliar como tem sido a nossa vida à luz da ética e dos princípios ensinados por Jesus. Pare um pouquinho, deixe a balbúrdia e a agitação do dia-a-dia de lado e pense no seguinte:

  • realizei tudo o que podia da melhor maneira possível? Em outras palavras, será que procedi conforme Paulo ensina: “E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens,”  (Colossenses 3 : 23)?
  • fui bondoso e misericordioso para com aqueles que são menos afortunados do que eu?
  • tratei meus familiares com respeito e amabilidade?
  • fui agradecido pelas belezas da natureza que o Pai celestial nos deu com tanto amor?
  • tenho tratado com respeito a natureza?
  • tive uma atitude animada diante das adversidades, como aconselhou Neemias ao povo: “(…) não vos entristeçais; porque a alegria do SENHOR é a vossa força.”  (Neemias 8 : 10)?
  • estive satisfeito com as pequenas coisas da vida e não reclamei porque gostaria de ter mais?
  • fui paciente com as ideias dos outros, jovens e idosos, mesmo quando diferiam das minhas próprias, segundo Paulo enisa em 2Tm 2.24: “E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor;”?
  • ajudei alguém ao longo do caminho, quando ele era mais áspero para o outro do que a mim?

“Deus está esperando que comecemos a fazer tudo aquilo para o qual esta vida nos foi dada”. Portanto, não desperdice mais tempo. Que ele abençoe a sua vida, guiando-o hoje e sempre em direção àquilo que você almeja ser. Que você possa realizar os projetos do Senhor para sua vida e se torne o que ele quer que você seja.”

“Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3:13.14)

 

Extraído do livro “Pão Diário 2010”

About Wesley Thiago

Cristão. Tecladista. Ministro de Louvor! View all posts by Wesley Thiago

Leave a comment